quarta-feira, 8 de maio de 2013

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

as-crc3b4nicas-de-nc3a1rnia

Sinopse:
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.
Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realid
ade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.”

  Esse segundo conto de As Crônicas de Nárnia, fala sobre os quatro irmãos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Durante a guerra eles, por causa dos ataques aéreos,  são levados para a casa de campo de um professor (que já conhecemos do conto anterior: O Sobrinho do Mago).
  A casa do professor é gigantesca, e em um dia de chuva, as crianças resolvem explorá-la. Então, eles encontram uma sala, onde a única coisa que tinha era um guarda-roupa. Como eles não acharam nada de interessante na sala, eles vão embora. Menos a Lúcia, que resolveu ver como o guarda-roupa era por dentro. Mas, para a surpresa dela, aquele não era um guarda-roupa normal. E sim, um guarda-roupa mágico, capaz de levar, quem entrasse dentro dele, para Nárnia.

  “Só então viu que havia uma luz na frente, não a dois palmos do nariz, onde deveria estar o fundo do guarda-roupa, mas lá longe. Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam no ar.
  Sentiu-se um pouco assustada, mas, ao mesmo tempo, excitada e cheia de curiosidade. Olhando para trás, lá no fundo, por entre os troncos sombrios das árvores, viu ainda a porta aberta do guarda-roupa e também distinguiu a sala vazia de onde havia saído. Naturalmente, deixara a porta aberta, porque bem sabia que é estupidez uma pessoa fechar-se num guarda-roupa. Lá longe ainda parecia divisar a luz do dia.” Pág. 105


  Quando a menina chega lá, se encontra com Sr.Tumnus, um fauno que ao ver Lúcia e descobri que ela é uma humana, a convida para um chá. Depois de horas conversando com o fauno, Lúcia percebe que já está tarde e que ela tem que ir embora. Nesse momento Sr. Tumnus começa a chorar, e logo é descoberto que ele estava tentando fazer com que Lúcia ficasse, pois a Feiticeira queria que qualquer humano que chegasse em Nárnia fosse entregue a ela. Mas o fauno logo se arrepende e deixa a menina ir embora, em paz.
  Ao voltar pra casa, Lúcia corre atrás dos irmãos para avisar que estava bem, e logo percebe que os irmãos nem sentiram sua falta, pois não passou nem um minuto desde que eles tinham saído da sala do guarda-roupa. Então, Lúcia resolve contar sobre sua aventura em Nárnia, mas eles não acreditam e pensam que isso não passa de um fruto da imaginação da irmã.
  Algum tempo depois, os irmão de Lúcia têm a prova de que ela não estava mentindo, pois acidentalmente eles foram parar lá, após se esconder dentro do guarda-roupa. Ao procurar o Sr. Tumnus, eles descobrem que ele foi levado pela Feiticeira por não ter entregue Lúcia a ela.
  Agora Lúcia e seus irmãos vão lutar para salvar o Sr.Tumnus da Feiticeira, com a ajuda de alguns animais falantes de Nárnia. Será que eles vão conseguir?

  Como já é de se esperar, o conto tem alguns detalhes a mais do que o filme. Mas isso não significa que o filme é muito diferente.
  O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa, é um conto muito interessante, que fala como é o reinado da Feiticeira, e o que as crianças têm a ver com o destino de Nárnia.
  C.S.Lewis, é um escritor incrível,  o que torna mais
fácil entender Nárnia através da descrição feita por ele, mesmo sendo um mundo diferente do nosso.
  O autor construiu Nárnia de tal maneira, que ás vezes me dá vontade de ter esse guarda-roupa aqui em casa, só para eu poder fazer uma visitinha lá, nem que fosse apenas uma vez.
 
Já pensou viver em um mundo como Nárnia? Ia ser um paraíso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar nas postagens no blog! É sempre um prazer saber o que você pensa.
Se tiver um blog, deixe o link aqui! Ficarei feliz em retribuir a visita!